terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Borás: cidade da Suécia onde 99% dos resíduos são reaproveitados


Alô, queridos e queridas! Finalmente volto a postar. Bem, um ótimo 2013 para vocês e desculpem pela ausência, é que viajei por esses dias e não pude escrever para o Mais Eco Educação nas últimas semanas. Mas, hoje, como já havia falado no último post que publiquei aqui, vim escrever sobre Borás, uma cidade da região Sul da Suécia, com cerca de 104 mil moradores, que é exemplo em reciclagem e reaproveitamento dos resíduos gerados. Vejam só!

Imagem: aripoliupe.blogspot.com.br


A conscientização começa em casa, onde o lixo é separado. Orgânico nos saquinhos pretos e inflamáveis, como papel e plástico, que podem ser usados como combustível, nos brancos. Os saquinhos são distribuídos gratuitamente pela companhia que recolhe o lixo na cidade. A triagem dos demais resíduos, como vidro, metal, pilhas e baterias velhas, também é feita pelos moradores, e tudo é coletado e transformado em energia.

Imagem: www.iea.usp.br


A cada dia 200 toneladas de lixo em Borás são recolhidas e levadas para o centro de triagem. Lá o lixo orgânico vira biogás e o lixo inflamável alimenta as caldeiras de termoelétricas, que produzem eletricidade. O trabalho da separação das sacolinhas é feito pela própria máquina, que reconhece automaticamente a cor dos sacos de lixo. 

Imagem: projetovivas.blogspot.com.br

Assim, 99% do lixo são reaproveitados e, apenas 1% não tem nenhuma serventia e é levado para o aterro sanitário. Dessa forma, com os resíduos sendo transformados em energia, os habitantes economizam 50% na conta de luz e 20% no transporte público. Os ônibus e os táxis que rodam na cidade são 100% abastecidos com o gás produzido através dos resíduos recolhidos. 


Foto: eco4planet.com

Uma grande vantagem nesse processo de reaproveitamento de resíduos é o fim dos aterros sanitários, que, em geral, ocupam áreas muito grandes e as inutilizam. Muitas árvores podem ser plantadas nesse locais, não é mesmo? 


Outra coisa bem legal que acontece por lá é a troca em supermercados da cidade de garrafas plásticas velhas por dinheiro. E tudo é automatizado. As garrafas são colocadas na máquina, que reconhece a quantidade que foi depositada e mostra o quanto valem. Depois disso, um tíquete é impresso e retirado. Daí é só receber o valor no caixa. Essas garrafas são derretidas e transformadas em novas garrafas. Olhem só como é:

Foto: www.iclei.org.br

Muito bacana, não acham? Serve mesmo como exemplo de como dá certo a ação pública em conjunto com a população. Vocês podem ver algumas imagens nessa reportagem aqui.



É isso, pessoal. Espero que tenham gostado do texto de hoje. Até a próxima!

Mayumi



0 comentários:

Seguidores

Visitas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...